Logistica
1
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA
“Tudo começa com a árvore que cresce, depois com a madeira cortada, mais tarde com o transporte, depois armazenamento e, ainda longe do destino final, com a transformação em pasta. Virá o papel, que transportado e armazenado, se encontrará algures, pronto para impressão. E depois distribuição. É assim que o leitor compra o jornal. No princípio o eucalipto. No fim a informação. Numa mistura de fluxos, das mais explosivas, entre o produto e a informação”. (Carvalho, 1999) O que ela estuda? Como prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. Definições: “A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”.
(Ballou, Logística Empresarial, p. 24)
“A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo ”.
(Christopher, Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, p. 2)
2
Meta: Reduzir o lead time entre o pedido, a produção e a demanda, de modo que o cliente receba seus bens e serviços no momento que desejar, com suas especificações predefinidas, o local especificada e, principalmente, o preço acordado.
Importância: Toda empresa (produção/serviços) executa atividades logísticas ⇒ procuram profissionais com essa