Logistica
A Logística Integrada é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados (nacional ou importado), bem como as informações a eles relativos, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
A cadeia de Logística Integrada pode ser estruturada em três grandes blocos: Logística de Suprimento, Logística de Produção e Logística de Distribuição. A Logística consiste no armazenamento e distribuição de suprimentos. Quando se opta pela sub-contratação de um operador logístico, todas as atividades complementares à armazenagem e distribuição são naturalmente da responsabilidade do operador logístico. Neste domínio podem incluir-se tarefas como: controle físico e administrativo dos materiais armazenados, higiene e limpeza, monitoramento de eventuais condições especiais (temperatura, umidade, etc.) sistema de câmeras de segurança interna e externa das instalações, manutenção e conservação de toda a estrutura do armazém para um melhor acondicionamento dos materiais.
Na Logística Integrada temos a Gestão de Estoque, que podemos definir que o objetivo da Gestão de Estoque é otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios da empresa, minimizando as necessidades de capital investido. Uma das principais dificuldades dentro da Gestão de Estoques está na conciliação de uma melhor maneira possível os diferentes objetivos de cada departamento da empresa para os estoques, sem prejudicar a operacionalidade da empresa.
É uma nova metodologia que vem surgindo no mercado de trabalho, revolucionando todos os conceitos existentes, essa metodologia integra a movimentação de materiais em seu sentido mais amplo, desde a saída de mercadorias da casa do fornecedor, passando pela nossa casa(empresa; fábrica), até á entrega na casa do cliente. A