Logistica e a gestão de fluxos
Logística é a gestão de fluxos entre funções de negócios. A definição atual de logística engloba maior amplitude de fluxos que no passado.
Tradicionalmente, as companhias incluíam a simples entrada de matérias-primas ou o fluxo de saída de seus produtos acabados em sua definição de logística. Hoje, no entanto, essa definição expandiu-se e inclui todas as formas de movimento de produtos e informações.
(DORNIER et al.,2000, p.38)
“Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, a movimentação e o armazenamento de materiais, peças e produtos acabados por meio da organização e dos seus canais de marketing, de modo a maximizar as lucratividades presentes e futuras cm o atendimento dos pedidos a baixo custo” (GOMES,
RIBEIRO, 2004, p.1)
1.1 História
Segundo Gomes e Ribeiro (2004), a logística teve seu início na Grécia Antiga, pois, com o distanciamento das lutas, era necessário um “estudo” do abastecimento das tropas com armamentos, alimentos e medicamentos, além do abastecimentos de acampamentos.Na antiguidade.
Já Pacheco et al.(2010), dizem que desde os tempos bíblicos, os líderes militares já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota; nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos. Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de Logistikas eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra.
Pacheco et al.(2010), ainda completa que a verdadeira tomada de consciência da logística como ciência teve sua origem nas teorias criadas e desenvolvidas pelo