Logistica E Ecommerce
Felippi Santos Perez
Percebemos atualmente um relevante crescimento no mercado de e-commerce, movimento que alcançou o Brasil nas duas ultimas décadas e já possui grande representatividade em termos de faturamento para alguns importantes nichos de mercado. Hoje é muito difícil encontrar empresas, independente do setor de mercado, que não utilizem o e-commerce para difundir sua marca, produtos ou serviços e principalmente como importante ferramenta na relação de vendas e aumento do faturamento. Esse abrupto crescimento do e-commerce deve-se as inúmeras facilidades deste tipo de comercio, do aumento do numero de computadores residenciais, das tecnologias de segurança para compras via internet, da gigantesca abrangência e também fundamentalmente da logística.
Assim como o e-commerce, a logística tem evoluído em proporções semelhantes, e neste caso destacamos a logística de e-commerce, constituída e especializada nesse comércio dinâmico e flexível.
O E-commerce necessita de uma cadeia logística que atenda a necessidade de entregas em um país continental com uma velocidade extremamente restrita, em vista que uma das principais questões valorizadas por clientes de e-commerce é justamente o tempo de espera entre a compra e a chegada do produto. Atualmente esse tempo depende de algumas variáveis logísticas, tais como: aquisição de estoques, recebimento, conferência, separação (picking), expedição, transporte de mercadorias e atendimento ao consumidor.
Há alguns anos, comprar no E-commerce representava esperar de 15 a 30 dias para receber um produto, hoje esse tempo varia de 3 horas após a compra a até cinco dias no maximo e esses prazos estendem-se para quase todo o Brasil e não só as regiões metropolitanas e grandes capitais, como antigamente.
Por tanto a logística de e-commerce evoluiu e ajudou o crescimento do e-commerce, constituindo-se em uma importante vantagem competitiva deste seguimento, já que possibilita uma