Logistica e Distribuiçao de Transporte
Engenharia de Produção
Trabalho de
Logística
Tema: Logística e Distribuição de Transporte
ALUNOS: RA:
Introdução
Este trabalho tem a finalidade de demonstrar a viabilização da distribuição logística dos produtos G-Ela.
A distribuição física de produtos constitui-se em permanente desafio logístico. A escolha do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma definição estratégica. É parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, políticas de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos (LACERDA, 2000).
Atualmente esta definição tem se transformados, as empresas procuram agilizar o fluxo de materiais, comprimindo o tempo entre o recebimento e a entrega dos pedidos, para reduzir os investimentos em estoque. O papel da armazenagem está voltado para prover capacidade de resposta rápida e muitos dos serviços executados. O mercado vem migrando para a centralização de estoque, facilitando a entrega direta e contínua em cada ponto de venda, fazendo com que os CDs assumam um papel de relevância logística.
Diversas vantagens são identificadas quanto à adoção do CD no sistema logístico. Obtidas pela centralização de estoque podem beneficiar todos os elos da cadeia: fornecedor, empresa e consumidor. Existem algumas vantagens como: redução do custo de transporte, liberação de espaço nas lojas, redução de mão-de-obra nas lojas para o recebimento e conferência de mercadorias e a diminuição da falta de produtos nas lojas. São identificadas também na adoção do CD no sistema logístico: a capacidade de agregar valor ao produto (postergação) e os diferentes tipos de operações que podem ser realizadas no CD – consolidação, break bulk, crossdocking e formação de estoque, no ganho relacionado com a qualidade do atendimento