LOGISTICA Volkswagen
Volkswagen
Logística Empresarial – 8N
Recife, 28 de julho de 2014
Introdução
Logística e Inovação Tecnológica
No contexto de mercado atual de globalização e a concorrência internacional, em que empresas disputam espaço entre si para conquistar os consumidores, a logística é de suma importância na dinâmica à medida em que está preocupada principalmente no planejamento, execução do armazenamento, distribuição e manutenção de materiais. Compartilhando, assim, atividades com diversas áreas das organizações e assumindo responsabilidades que serão fundamentais na atuação e posicionamento da organização no mercado.
A logística ideal busca uma maior lucratividade com uma operação eficiente, Cristopher (1997), por exemplo, é um defensor dessa ideia ao escrever que a logística se trata de um processo de gerenciar de forma estratégia a aquisição, fluxo e armazenagem de matérias, peças e produtos acabados, através da organização e seus canais de marketing, de modo a aumentar a lucratividade através do atendimento dos pedidos a baixo custo. Para Bowersox (1986) a logística é: “É um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente ao menor custo total possível”. Ballou (1993) também defende este ponto ao identificar que logística é o estudo de como a administração pode prover melhor rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes por via de planejamento, organização e controle dos efetivos no sentido de facilitar o fluxo. A inovação tecnológica é de grande importância para a logística nessa busca contínua na melhoria de processos, aumento da efetividade e busca de a participação no marketshare.
1. Inovação Tecnológica
De acordo com o Ministério das Comunicações do Brasil (2012), a inovação tecnológica é uma novidade implantada em um setor produtivo, via pesquisa ou investimentos, que como tem como resultado o aumento da eficiência do processo produtivo ou que implica numa melhoria