Logistica internacional
Ana Maria Bencciveni Franzoni, Dra (UFSC) afranzoni@hostbr.com.br
Sibele Moraes Miserani de Freitas, Msc (UFSC) sibelemiserani@uai.com.br
Resumo
O presente trabalho objetiva demonstrar a importância da logística de transporte para o escoamento dos produtos brasileiros para o mercado internacional. Para tanto, são apresentadas as principais atividades de apoio que permitem uma melhor distribuição física dos produtos, tais como a importância da embalagem, armazenagem e modais de transporte para que os produtos brasileiros sejam competitivos junto ao mercado internacional. A importância deste trabalho está em apresentar ao empresariado a necessidade de uma boa condução do fluxo logístico para a otimização de custos para a entrega do produto ressaltando sua função no processo entre a produção da mercadoria e a utilização da mesma pelo consumidor final.
Palavras-chave: Logística; Transporte; Modais de transporte.
1 Introdução
As exportações brasileiras vêm desempenhando um importante papel no fornecimento de divisas e aumento da renda doméstica, gerando empregos e melhoria no parque industrial, resultando por sua vez em maior competitividade nos produtos brasileiros devido ao enfrentamento da concorrência internacional (FREITAS, 2004).
Conforme Cardoso (1998, p.93) exportar mais não significa apenas a geração de divisas para cobrir o pagamento das importações e outros compromissos em moeda estrangeira. Significa criar novas e muitas vezes promissoras oportunidades de trabalho no país, além de ganhos ponderáveis para as empresas. E significa que os bens e serviços made in Brazil terão maior qualidade e preços menores – também para os consumidores brasileiros.
Salienta-se que a logística constitui um dos aspectos cruciais para o incremento de exportações brasileiras e, principalmente, fator de competitividade na globalização.
Até poucas décadas atrás, a maioria das organizações focava suas atenções sobre as