Logistica empresarial
No caso apresentado da operadora, o seu produto de entrega ao consumidor/cliente é a garantia de atendimento no sistema de saúde suplementar de forma a atender a legislação vigente. Nesta área os principais obstáculos (gargalos) podem ser notados:
* Falta de controle dos estoques; * Pouco investimento tecnológico; * Dificuldade de agendamento e * Falta de controle dos fluxos de reclamações.
A falta de controle dos estoques gera grande problema para o setor de Pós Venda que utiliza os manuais de rede credenciada que são confeccionados de tempo em tempo, sem nenhuma prospecção de utilização e quando os mesmos serão entregues para os novos consumidores estão com informações desatualizadas ou incorretas.
O baixo investimento tecnológico impede a implementação de medidas que poderiam reduzir os gastos com matérias primas e aumentar o controle dos processos de aquisição e dispensação dos produtos integrantes dos kits que são entregue aos clientes.
A dificuldade de se agendar atendimentos juntos a rede credenciada é um grande problema, pois o cliente adquire o plano justamente para ter a garantia de atendimento em tempo hábil, mas a questão da suficiência de rede conveniada ainda não foi implantada, ou seja, não se sabe a quantidade de profissionais necessárias para atender o público atual, nem mesmo o que seria necessário para atender um novo publico.
Apesar da empresa possui um Call-Center próprio com funcionamento 24 horas, não consegue controlar as reclamações que são recebidas de seus clientes de forma a trata-la e resolvê-la de forma efetiva, gerando reclamações e até multas pelo não cumprimento de suas atribuições.
Etapa III:
Muitas empresas ainda valorizam poucos os seus funcionários de almoxarifado e com isso aumenta a dificuldade de se conseguir mão de obra especializada, gerando a dificuldade em manter o controle de seu estoque. Para melhorar este controle, deve ser implantando um sistema ou uma forma de