Logistica em transportes rodoviarios
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
LOGÍSTICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO SEGMENTO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Alunos do 5° B - Sala: 620
Guarulhos
Maio de 2012
1. CONCEITO
Ballou relata o desenvolvimento histórico da logística empresarial em três eras: antes de 1950, 1950-1970 e após 1970.
Até cerca de 1950, a logística permanecia em estado de dormência. Não existia qualquer filosofia dominante para guiá-lo. As empresas fragmentavam a administração de atividades – chave em logística, ou seja, o transporte era encontrado frequentemente sob o comando gerencial da produção, e o processamento de pedidos era controlado por finanças ou vendas. Isto resultava no objetivo e de responsabilidade para as atividades logísticas.
A atividade logística militar na Segunda Guerra Mundial foi um início para muitos dos conceitos logísticos utilizados atualmente. O exemplo militar somente influenciou as atividades logísticas das firmas comerciais alguns anos depois.
Por volta de 1945, algumas empresas já haviam colocado transporte e armazenagem de produtos acabados sob o único gerente.
As atividades logísticas sempre foram administradas pelas empresas, mas a maior parte dos aperfeiçoamentos gerenciais das atividades surgiu do reagrupamento das atividades tradicionais dentro da firma. Antes de 1950, poucas empresas realmente exploram os benefícios destes rearranjos.
Tais benefícios eram pouco explorados porque o clima e a situação não estavam aptos para a criação do ambiente necessário a uma mudança de atitude. A área de administração de marketing estava crescendo em importância, assim como a administração estava mudando seu foco da produção (como influência dominante) para uma orientação para marketing (consumidor). Esta foi uma mudança natural, pois a economia americana no geral alterou-se de escassez da