Logistica: blueprinting
PROFESSOR: Wellington Tavares
Aluno: Adriano Alves Ferreira – RA 09.2.8656
Blueprinting de serviço de coleta, reciclagem e a reutilização do lixo doméstico. Sabemos que a reciclagem é uma série de processos que permitem a separação e transformação dos resíduos sólidos do lixo urbano e de forma breve tentarei demonstrar a capitação de resíduos em um condomínio fechado reduzindo assim a área de trabalho para um simples exemplo como exigência deste trabalho de blueprinting de serviço de coleta.
A necessidade de poupar e preservar os recursos naturais não renováveis vem motivando cada vez mais o aproveitamento de resíduos, visto que crescem exponencialmente a população e o consumo, o que não acontece com as reservas naturais.
Obviamente todo o lixo produzido domesticamente poderia ser reutilizado ou reciclado, mas alguns produtos devem ficar fora do processo por questões de segurança ou dificuldade de manuseio. Algumas cidades adotaram o sistema de coleta de lixo seletiva, onde o cidadão separa na sua casa os tipos de materiais, basicamente em plásticos, vidros, restos de alimentos. Este procedimento é o que ocorre internamente neste condomínio.Onde todo o material é levado para a sua própria usina de Reciclagem onde irá haver a transformação do lixo em novo material.
No modelo de captação de resíduos neste condomínio, o lixo é coletado diariamente nos apartamento e nas áreas comuns e levado para a chamada usina de tratamentos locai, onde passaram por triagens manuais, mecânicas e físicas, promovendo a separação da parte orgânica, que resultará no composto orgânico. E da parte inorgânica, que são os materiais passíveis de reaproveitamento com destino para as indústrias.
O lixo residencial deve ser separado em seis grandes grupos:
Grupo I: Papéis: jornais, revistas, embalagens, papelão (exceto papel de fax e carbono). Alguns envelopes têm uma janelinha de plástico para o endereço, que deve ser