Logistica Avon
Bacharelado em Administração
3º Período
Disciplina: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Profº Me: Ruth Pinto Silva
Discente: Arine Jairi, Laurice Frutuoso, Patrícia Almeida, Genésio Entringer, Alefe Santos.
Sistema de Logística da empresa brasileira de cosmética AVON.
1. Introdução
Hoje conhecida mundialmente, conta com 800.000 revendedoras, possuindo a força de vendas mais numerosa do mercado brasileiro no porta-a-porta e também entre os 143 países onde a multinacional americana atua. A cada 19 dias, esse exército feminino, levando na bolsa 5 milhões de novos catálogos, aborda 21 milhões de consumidoras. Para satisfazer o rentável pecado da vaidade, a Avon oferece 2500 produtos que vão dos tradicionais cosméticos a roupas, sapatos, utensílios domésticos e outros artigos fabricados por terceiros.
A expectativa da Avon vem sendo de reduzir o tempo de entrega das encomendas, mas não há metas precisas definidas. Atualmente o prazo é de três a quatro dias.Qualquer investimento em eficiência que aumente a satisfação do cliente acaba resultando em aumento da receita. A garantia de entrega dos pedidos nos prazos determinados depende do ajuste perfeito do complexo sistema logístico montado pela empresa.
2. Logística da Empresa
A Avon armou uma operação de guerra para seguir em busca do pedido perfeito, sem pensar na redução das revendedoras e nem se limitar a linha de seus produtos. Conceito esse que consiste em entregar o produto certo, no local certo, no dia certo e à revendedora certa, a mercadoria, portanto precisa chegar em quantidades corretas e condições impecáveis. Trata-se de uma questão básica de logística.
Para qualquer empresa esse objetivo é desafiador,principalmente se a empresa em questão recebe uma média diária de 50.000 pedidos de revendedoras no país inteiro.
Esse movimento se iniciou a partir de 1998, onde a matriz descobriu que os indicadores que possuía não eram