logica
A cibernética, a informática e a inteligência artificial constituem novos domínios da aplicação da lógica. Isto revela-nos que a lógica também tem aplicação pratica, isto e, aplicação no campo técnico-científico, dado que a inteligência artificial, a cibernética e a robótica são alguns dos inúmeros e novos domínios de aplicação da lógica.
Cibernética
A palavra cibernética tem origem no grego kiberneties, que, segundo Platão, designa a arte de pilotar navios. Como ciência, a origem da cibernética remonta aos anos trinta do século XX, quando a comunidade científica, filosófica debatia a questão das novas máquinas. São de grande importância para o surgimento da cibernética as contribuições de A. Osenbluth (especialista em filosofia nervosa) e as de Norbert wiener (Matemático), que se dedicaram a construção de máquinas electrónica.
Este ultimo estava convencido de que os sistemas de comunicação dos animais eram semelhantes aos de uma máquina. Wiener teve a ideia de criar uma ciência interdisciplinar para o estudo dos sistemas de controle e comunicação dos animais e nas máquinas (como se organizam, regulam, produzem, evoluem e aprendem).
Em geral, a cibernética e a ciência da comunicação e do controle de homens e máquinas. Os computadores são frutos da aplicação desta ciência, bem como toda a robotização actual existente. Um dos ramos mais importantes desta ciência tem sido o ramo que estuda a inteligência artificial.
Informática
O desenvolvimento dos computadores acabou conduzindo a criação de uma nova ciência aplicada, a informática. Esta ciência dedica-se ao estudo do tratamento automático da informação, que e fornecida a uma maquina a partir do meio exterior.
O conceito informático provem da combinação de duas palavras: informação e automática. Informática e, portanto, a ciência que trata do processamento racional da informação por meio de máquinas automáticas. A palavra foi criada por Philippe Dreyfus em 1962,