logica
A lógica matemática (ou lógica formal) estuda a lógica segundo a sua estrutura ou forma. A lógica matemática consiste em um sistema dedutivo de enunciados que tem como objetivo criar um grupo de leis e regras para determinar a validade dos raciocínios. Assim, um raciocínio é considerado válido se é possível alcançar uma conclusão verdadeira a partir de premissas verdadeiras.
A lógica matemática também é usada para edificar raciocínios válidos mediante outros raciocínios. Os raciocínios podem ser dedutivos (a conclusão é obtida obrigatoriamente a partir da verdade das premissas) e indutivos (probabilísticos).
A lógica Matematica na computação
Os primeiros estudos que se tem noticia sobre a origem das teorias que, futuramente, sustentariam a criação dos computadores digitais foram dados no Egito e Babilônia, há mais de quatro milênios, com os sistemas de medidas de distâncias e previsão do curso das estrelas.
Os gregos também tiveram importante participação nesse processo, pois foi através deles que surgiram os primeiros sistemas axiomáticos que se tem notícia. Surgem aqui as primeiras teorias de lógica (HUSKEY, 1984).
Em um sistema axiomático parte-se de premissas aceitas como verdadeiras e regras ditas válidas, que irão conduzir a novas sentenças verdadeiras. As conclusões podem ser alcançadas manipulando-se símbolos de acordo com conjuntos de regras. A geometria de Euclides é um clássico exemplo de um procedimento tornado possível por um sistema axiomático formal.
Na realidade, esse sistema é uma ferramenta utilizada para aumentar a capacidade humana de pensar. Já nas primeiras décadas do século XX, matemáticos e lógicos tentaram formalizar a matemática em que alguns aspectos do raciocínio humano poderiam ser descritos formalmente.
A partir desses estudos, a idéia de um sistema formal era de especial interesse, porque traçava uma ponte entre abstração matemática e a maneira misteriosa do nosso cérebro discorrer.
Em