logica
Uma das obras mais importantes de Aristóteles é a Primeiros Analíticos que trata da essência de sua ciência, a teoria dos silogismos.
Silogismos são o meio por qual, utilizando-se de um mecanismo de pensamento busca chegar a determinada conclusão.
"silogismo significa ligação, consiste num argumento dedutivo, pelo qual, de um antecedente (duas proposições) que liga dois termos a um terceiro, tira-se um consequente (uma proposição) que liga aqueles dois termos entre si".
Ex: Todo C é D e todo D é E, logo, todo C é E. Assim, D é o termo médio, pois ocorre uma vez em cada premissa. C e E são os termos extremos, pois ocorrem uma vez em uma das premissas e na conclusão.
Segundo Chaui, o Silogismo possui duas características:
1) É mediato, ou seja, o silogismo exige um percurso mental e verbal até que possa chegar à conclusão verdadeira;
2) É necessário, ou seja, as conseqüências a que chega a conclusão são necessárias porque o ponto de partida é uma verdade necessária.
(Chaui) elenca as oito regras para a formulação de um Silogismo:
1) O silogismo deve ter um termo maior, um menor e um médio; e só deve ter três termos, nem mais, nem menos;
2) O termo médio deve aparecer nas duas premissas e deve, pelo menos em uma das premissas, ser tomado em toda a sua extensão , isto é, pelo menos uma vez, deve ser tomado como universal (por exemplo, se eu disser: "os nordestinos são brasileiros e "os paulistas são brasileiros , não poderei concluir coisa alguma, pois o termo médio, "brasileiros", foi tomado com extensão particular nas duas vezes em que apareceu e nenhuma vez em toda a sua extensão universal);
3) Nenhum termo pode ser mais extenso na conclusão do que nas premissas. pois, neste caso, concluiremos mais do que o permitido, uma vez que um dos termos que aparecem na conclusão não esteve presente nas premissas (em outras palavras, pelo menos uma das premissas deve ser universal, seja afirmativa, seja negativa);
4) A