logica
É a relação um grupo de proposições iniciais p1, p2... p3 as chamadas premissas do argumento a uma proposição c, chamada de conclusão do argumento.
# Argumento Válido: um argumento é válido quando a sua conclusão é uma consequência obrigatória do seu conjunto de premissas. Se a construção está perfeita, então o argumento é válido, independentemente do conteúdo das premissas ou da conclusão.
Exemplo: O silogismo... p1: Todos os homens são pássaros. p2: Nenhum pássaro é animal. c: Portanto, nenhum homem é animal. está perfeitamente bem construído, sendo, portanto, um argumento válido, muito embora a veracidade das premissas e da conclusão sejam totalmente questionáveis.
Mas como saber se um determinado argumento é mesmo válido?
1º MÉTODO) Utilizando diagramas de conjuntos: É usada qdo aparece nas premissas do argumento as palavras todo, algum, nenhum,ou os seus sinônimos , cada, existe um etc.
2º MÉTODO) Utilizando tabela-verdade:
É a mais indicada qdo não dá pra resolver pelo primeiro método. Qdo não tem nas premissas as palavras todo, algum, nenhum, mas sim, os conectivos “ou” “e” “→” “↔” .
Baseia-se na construção da tabela verdade, onde uma coluna é pra cada premissa e outra pra conclusão. Verifica quais as linhas tem valor V. se todos forem V e a conclusão tbm verdadeira, então o arguento é valido. Porem se um argumento for F centão o argumento é invalido. 3 metodo- utilizando as operações logicas com os conectivos e considerando as premissas verdadeiras
Só deveremos utilizar na impossibilidade do primeiro método. Consideramos as premissas como verdades. Dai por meio das operações logicas com conectivos descobrimos a conclusão, que deve ser verdade, para o argumento ser valido
4 metodo- utilizando as operações logicas com os conectivos, considerando premissas verdadeiras e conclusão falsa.
E usado esse método qdo o 3 metodo não descobre de maneira direta a conclusão, mas somente por