Logaritimo
1. Introdução Não se assuste! Não é algo muito complexo de entender porém tem uma grande aplicação tanto para análise de comportamentos da natureza como para aplicação em provas de concurso para sacanear o candidato com questões simples. Para uma melhor compreensão, e aplicação rápida dos conceitos de logaritmo, é necessário sabermos ler oque a expressão (1) representa: (1) Sempre que nos depararmos com essa forma de logaritmo imaginemos que ela nos faz a seguinte pergunta: “ O número z tem que ser elevado a que valor(n) para chegar ao número a ? “. A parte em negrito correspondente ao nosso logaritmo. É claro que não podemos deixar de mencionar que (1) é lida como: “ Log de a na base z “. Mas lembre-se que se não tiver nada escrito no lugar de z considera-se: “ Log de a na base 10 “.
2. Propriedades De fato, se não souber essas propriedades não é possível fazer as questões de logaritmo. Entretanto, assim que dominá-las ficará fácil resolver a maioria delas.
*obs: Para todos os casos considere a, b, z, γ números reais e w>0 e w!=1 . Na maioria dos problemas que vamos encontrar os valores de log(2) ~ 0,301 e log(3) ~ 0,477 são dados para se encontrar o valor final desejado. Fato, através desses é possível encontrar outros valores importantes de logaritmos. 2.1 Logaritmo da multiplicação
Nessa forma geral colocamos apenas 2 valores ( a e b ) porém se tivermos um produto entre infinitos números teremos infinitas somas.
2.1.1 Exemplos a) b)
*obs: Percebemos