Logaritimo
A matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. Ela compreende uma constante busca pela veracidade dos fatos através de técnicas precisas e exatas.
O surgimento da matemática não possui uma data específica. Alguns estudiosos definem que a matemática teria surgido das necessidades do ser humano, como por exemplo, a demarcação de áreas, levantamento de seu rebanho, etc. Outros já definiam que a matemática teria surgido de uma classe de sacerdote.
Ela prossegue em sua constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo situações com os acontecimentos cotidianos.
Criada pelo escocês John Napier (1955-1617) e aprimorada pelo inglês Henry briggs, o logaritmo natural (neperiano ou de base e) escolhendo a palavra LOGARITIMO, pelo significado grego das palavras “LOGOS” e “ARÍTIMOS”, razão e número, respectivamente. Napier conta que trabalhou em sua invenção dos logaritmos durante 20 anos antes de publicar seus resultados. Começou a reduzir as operações tediosas de multiplicação a operações mais simples de adição através da correspondência entre progressões aritméticas e geométricas.
Em 1614, Napier publicou Mirificillogaríthmorumcânonisdescriptio (uma descrição do maravilhoso Cânon de Logaritmos) neste livro explica o logaritmo natural comparando os termos da progressão aritmética e geométrica. Ilustra também as tabelas dos logaritmos de algumas funções trigonométricas relativamente aos ângulos do primeiro quadrante.
Logaritmos são utilizados na matemática para resolver equações exponenciais do tipo 5 2x – 7 . 5 x + 12 = 0 e também problemas de matemática financeira ou outros. A descoberta dos logaritmos deveu-se, sobretudo à grande necessidade de simplificar os cálculos excessivamente trabalhosos para a época, principalmente na área da astronomia, entre outras. Através dos logaritmos, pode-se transformar as operações de multiplicação em soma, de divisão em subtração, entre