LOCUTOR DE R DIO

5729 palavras 23 páginas
LOCUTOR DE RÁDIO
É o profissional que você já está acostumado a ouvir quando liga o rádio.
O locutor apresenta programas de música, notícias e esporte.
É um profissional que precisa estar bem preparado para sua função, principalmente no que se refere à fala.
É necessário ter uma boa voz, não essencialmente grave, mas com uma boa dicção, articulação e pronúncia. Isto porque o microfone amplifica e define eventuais defeitos ou falhas na voz.
Um locutor pode desempenhar seu trabalho em emissoras de FM (Freqüência Modulada) ou AM (Amplitude Modulada).
Conforme a emissora, o profissional pode falar de forma diferente, ou seja, no FM fala-se menos e de uma maneira mais rápida e objetiva.
Já no AM, como o locutor tem mais espaço para falar devido a menor quantidade de músicas executadas, é mais comunicativo e tem mais liberdade para improvisar o que falar.
IMPROVISO
Em sua grande maioria, os programas de rádio são apresentados ao vivo – em tempo real.
Sendo assim o locutor de rádio é forçado a desenvolver uma característica básica no seu trabalho; o improviso. Sem este recurso o comunicador fica preso a roteiros e textos escritos e não desenvolve uma comunicação de forma natural e expontânea.
O poder da improvisação não nasce com o profissional. A habilidade de improvisar vem com o treino e se desenvolve com o tempo e com a experiência de cada um. Para certas situações imprevistas, mais vale uma abertura ou passagem de programa, bem escrita e bem interpretada, do que uma tentativa desastrada de improvisar.
A falta de pontuação e acentuação correta arrebenta a frase, tirando-lhe o sentido e dificultando o entendimento. Você só deve partir para o improviso se o assunto a ser abordado é de seu total conhecimento. Evite tomar partido ou falar sobre assuntos que não conhece.
Recordo-me de uma de minhas passagens por Curitiba, quando ao ouvir uma emissora de rádio o locutor desmanchava-se em indignações ao ler uma notícia

Relacionados