historia da musica
CURSO SUPERIOR DE MUSICA
DISCIPLINA : Historia da Musica e Arte
DOCENTE: Fabio Brandalize
AMBIENTE MEDIEVAL E INICIO DA POLIFONIA
ALUNO: Gabriel Natan de Souza RA: 8644273027
CASCAVEL
2014
Idade Média e início da Polifonia Ocidental
ALUNO: Gabriel Natan de Souza
Trabalho solicitado pelo Professor Fábio Brandalize na disciplina de História da Música e da Arte no Requisito de nota do 2º bimestre.
CASCAVEL
2014
INTRODUÇÃO
No resumo a seguir, abordaremos alguns aspectos musicais referentes à Idade Média na parte Ocidental do mundo, como era desenvolvido ao longo do tempo: música sacra, canto gregoriano, a importância de Guido D’Arezzo, Carlos Magno, Léotin e Pérotin, as cruzadas, monofonia e o inicio da polifonia e os grandes efeitos na música que adorna anseios de mudanças e inovação, evoluindo sua notação musical periodicamente que refletem nos dias atuais.
AMBIENTE MEDIEVAL E MÚSICA MEDIEVAL
A idade média, considerada desde o Romantismo a época mais importante na formação da civilização européias, caracteriza - se por valores culturais de inspiração clássica mais subordinados a finalidades éticas e religiosas, isto é cristianizados. E a estrutura hierárquica que domina a sociedade medieval abrange também a cultura, em que o estudo da teologia ocupa primeiro lugar, pois o ideal de vida homem medieval é essencialmente teocêntrico. Os primeiros centros difusores da cultura medieval são conventos, onde o latim, língua da igreja e língua culta por excelência
( adotada por todas as pessoas letradas, abrangidas pela designação de clercs ou clérigos), serve de veiculo ã cultura monástica ou médiolatinistica, expressa por meio de obras religiosas, morais e filosóficas, e também por uma poesia de amor idealizado, que muito deve á retórica clássica.