LOCAÇÃO DE OBRA NA CONTRUÇÃO CIVIL
INTRODUÇÃO
A locação da obra é o processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, ou seja, os recuos, os afastamentos, os alicerces, ás paredes, as aberturas etc. Na fase de execução da locação da obra deve se adotar o máximo rigor possível. A presença do engenheiro civil nesta fase deve ser constante. Deve-se ter em mente que os elementos de locação deverão permanecer na obra por um tempo razoável, ate que se possam transferir para a edificação os pontos de referencia definitivos.
Procedimentos que antecedem a locação da obra:
O terreno deve estar limpo (capinado) e, preferencialmente, na cota de arrasamento das fundações (estacas ou sapatas). E necessário conseguir a referência inicial que pode ser um ponto definido no terreno e um rumo ou uma parede de construção vizinha. A referência mais comum em obras urbanas é o alinhamento predial que geralmente é marcada por equipe de topógrafo da prefeitura ou por empresa prestadora de serviços contratada pelo município. Estudar os projetos. Providenciar todos os equipamentos e ferramentas necessários.
Equipamentos e ferramentas necessárias para se realizar a locação de uma obra:
- teodolitos e níveis;
- nível de mangueira;
- trena de 30 ou 50 metros;
- linhas de nylon;
- nível de pedreiro;
- Prumo;
- Arame;
- tinta esmalte (cores vermelha e branca), marreta, martelo e pregos etc.
Os métodos mais utilizados são:
Processo dos cavaletes.
Processo da tábua corrida (gabarito)
Processo dos cavaletes
São indicados para obras de pequeno porte (garagem, barracões e ampliações) Usada em obras com poucos elementos a serem locados, vantagem de utilizarem menos quantidade de material (estaca e tábuas) Os alinhamentos são fixados por pregos cravados em cavaletes. Estes são constituídos de duas estacas cravadas no solo e uma travessa pregada sobre elas.
Devemos sempre que possível, evitar esse processo, pois