Alimentação
Um recém-nascido normal tem reflexos de busca e de sucção activos e pode começar a alimentar-se imediatamente depois do nascimento. Se na sala de parto o bebé não foi colocado no peito da mãe, a alimentação começará habitualmente dentro das 4 horas posteriores ao nascimento.
Expulsar e regurgitar mucosidade é muito normal no primeiro dia. Se o bebé regurgita mucosidade durante mais tempo, pode eliminar-se qualquer resto de muco do estômago introduzindo delicadamente uma sonda desde o nariz até ao estômago.
Um recém-nascido alimentado com biberão pode vomitar devido a uma alergia ao leite. Nesse caso, este pode ser substituído por uma fórmula hipoalérgena. Se isto não der resultado, o médico averiguará a razão dos vómitos. O recém-nascido que é amamentado e que continua a vomitar pode ser que tenha uma obstrução que o impeça de esvaziar o estômago. Os bebés não são alérgicos ao leite materno.
Os recém-nascidos molham pelo menos 6 ou 8 fraldas por dia. Além disso, defecam todos os dias durante as primeiras semanas, choram energicamente, têm a pele em bom estado e mostram um marcado reflexo de sucção. Todos estes factores indicam que o bebé obtém suficiente quantidade de leite materno ou de leite artificial. O aumento de peso confirma esta hipótese. Dormir durante longos períodos entre as mamadas indica habitualmente que o bebé recebe uma alimentação suficiente, embora em alguns casos possa dormir por períodos prolongados se não recebeu uma quantidade adequada de leite. Por conseguinte, um bebé que se alimenta com leite materno deve ser controlado de forma precoce e contínua para comprovar que a alimentação é adequada.
Alimentação com biberão
Costuma-se dar água destilada esterilizada como primeiro alimento ao bebé alimentado com biberão para ter a certeza de que pode engolir e que funciona bem o seu reflexo de abrir a boca. A água não fará mal ao bebé com problemas de alimentação. Se não expulsa a água, pode dar-se-lhe uma farinha na