local
CIBERCRIME
RESUMO
Os ataques cibernéticos apresentam escala mundial crescente e se caracterizam como um dos grandes desafios do século. Esta pesquisa mostra algum conceitos de crimes cibernéticos.
Palavras-chave: Cibercrime, ciberpirataria e cibercriminosos.
1
1 O CYBERCRIME
É considerado como condutas ilegais realizadas com o auxílio de um computador, normalmente conectado à internet.
Especialistas afirmam são muitos os tipos reconhecidos. Por exemplo: manipulação de caixas eletrônicos, pirataria de programas ou demais obras, plágios com ofensa a direitos autorais, abusos nos sistemas de telecomunicação, como envio de e-mails com conteúdo ameaçador, publicação de imagens de conteúdo ilegal, ofensivas à moral ou que envolvam pedofilia.
2.1 A Ciberpirataria
Conforme o governo brasileiro tem demonstrado preocupação com a pirataria digital econômica que, aparentemente ocasiona, grandes perdas para o Fisco. A pirataria digital, lesa principalmente os interesses das empresas distribuidoras, muito mais que aos autores. Portanto, a criminalização da pirataria digital tem, na realidade, o objetivo de garantir o monopólio do direito de reprodução da obra, monopólio esse que os "piratas" estão rompendo.
Evidentemente, o alto valor de livros, CDs, DVDs e de programas de computador é sustentado pela escassez de obras intelectuais que é criada artificialmente pelo mesmo monopólio do direito de cópia concedido pelo Estado às empresas que possuem os meios de efetuar tais cópias.
Segundo Cezar Roberto Bittencourt, a ciberpirataria consiste na violação dos direitos autorais e conexos operados por meio das chamadas novas tecnologias, especialmente através da internet, onde há o trânsito de obras intelectuais sem haver necessidade de disponibilização física da obra em CD, DVD, etc.
2.1.1 Cibercriminosos
Geralmente não trabalham sozinhos, afirma chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos