locadoras de livro
Marcel Alan de Oliveira Luzia
Resumo
O objetivo deste artigo é demonstrar como os softwares livres contribuem com o desenvolvimento de ferramentas de extrema importância cultural, facilitando o acesso a obras literárias dos séculos passados, o que permite maior ferramenta de pesquisa para alunos e amplia a gama de opções pedagógicas dos docentes.
Palavras-chave: biblioteca virtual, software livre, domínio público
1. Introdução:
O rápido processo de informatização dos mais diversos processos da sociedade também alcançou o ambiente das bibliotecas. Inicialmente, esse processo foi responsável por permitir aos administradores e usuários maior facilidade nas pesquisas do acervo, verificação da disponibilidade de obras, entre outros aspectos. Contudo, essa adaptação à era informatizada ultrapassou os limites previamente estabelecidos, resultando na criação de sistemas que possibilitaram o desenvolvimento de bibliotecas essencialmente digitais, com acervo disponibilizado ao grande público.
O propósito deste texto é ressaltar o potencial e a importância dos softwares livres no setor bibliotecário, esclarecendo questões fundamentais sobre como o desenvolvimento a partir dessas ferramentas pode ser extremamente útil à comunidade.
2. Breve histórico do processo de informatização das bibliotecas no Brasil
A partir da segunda metade da década de 1980 surgem as primeiras iniciativas buscando a automação dos processos bibliotecários, porém utilizando ainda softwares comerciais desenvolvidos fora do país. Contando com o apoio da UNESCO, países em desenvolvimento tiveram a oportunidade de testar e utilizar a plataforma CDS/ISIS, de baixo custo e razoável facilidade em sua implementação.
En 1980 la UNESCO, dentro de las actividades del Programa General de información,.. Por entonces UNESCO disponía de un sistema informatico, diseñado para grandes ordenadores, ordenadoresmainframe, cuyas