Locacaodeobra2
1660 palavras
7 páginas
LOCAÇÃO DE OBRAO primeiro passo para concretizar um Projeto
Prof. Marco Pádua
Esta fase é tão importante que requer também um projeto cujo objetivo é definir as escavações e a posição das fundações. A planta de locação faz parte do conjunto de informações que compõe o Projeto Arquitetônico, alem da estrutural, da hidráulica, da elétrica, etc.
Os elementos que servirão como referencia são conhecidos como eixos de paredes. O eixo de parede é uma linha imaginária que admitimos existir em todas elas, quaisquer que sejam suas dimensões. Este eixo servirá de referencia para todas as dimensões necessárias para a execução das paredes tais como os alicerces e o revestimento. As linhas do traçado serão substituídas pelas do pedreiro, fixadas no gabarito, uma estrutura de madeira montada em volta da futura obra. Na primeira etapa, o cruzamento dessas linhas definirá o posicionamento das fundações e, a partir delas, a largura das valas.
PLANTA DE LOCAÇÃO: ( ) Na planta de Locação mostraremos somente o contorno do terreno e os eixos de paredes, com dimensões acumuladas a partir da testada e da divisa do lote.
É bom lembrar que os eixos devem ser representados com linhas traço-pontilhado.
E comum nas obras de pequeno porte em geral, o costume de usar apenas da planta de
Prefeitura para locar a futura edificação. Este procedimento é impreciso e pode gerar riscos consideráveis. Contendo apenas medidas internas, esta planta pode não mostrar claramente a dimensão das paredes e do revestimento. Um exemplo fácil de imaginar está naqueles casos em que o banheiro é, por alguma necessidade, estreito. Ao locar suas paredes pela face, segundo a planta de
Prefeitura, resultará após a colocação dos azulejos que, muitas vezes consomem de 5 a 6 cm, num espaço aquém das necessidades básicas de utilização. Isto ocorre por que é necessário revestir a parede na maioria dos casos para corrigir imperfeições, aprumar e regularizar, antes da colocação dos azulejos, pois, estes demonstram qualquer