Lobo Guara
Conheça o lobo guará, foto, animal em extinção, alimentação, classificação, comportamento, reprodução e habitat
Lobo Guará: correndo risco de extinção
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Canídea
Gênero: Chrysocyon
Espécie: C. brachyurus
Reprodução e Vida
A gestação dura em média 65 á 68 dias e resulta em ninhadas dê em média dois até seis filhotes por cria que nascem entre junho e setembro. Os filhotes nascem pretos, com a ponta da cauda branca e pesam entre 340 e 410 g. Os lobos-guará atingem sua maturidade sexual com um ano de idade. O lobo guará tem seus filhotes somente no mês de junho e quando nascem á fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho.
Alimentação:
Sua alimentação inclui pequenos mamíferos principalmente, ratos silvestres, aves e insetos, raízes e algumas espécies de frutos como em especial a chamada fruta-de- lobo ou lobeira comum no cerrado e em algumas localidades do nordeste e do sul do país. A lobeira fornece frutos parecidos com o tomate o ano todo e, por isso, é muito importante para os lobos nos períodos de seca.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Expectativa de vida: em média vivem 20 anos
Comprimento: 1,20 metros aproximadamente
Cor: castanho claro avermelhado com manchas marrom nas pernas, caldas e pescoço
Peso: de 20 a 25 quilos aproximadamente
Altura: 70 cm aproximadamente.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: O lobo guará pode ser encontrado na América do Sul, principalmente no Brasil, no Paraguai, na Bolívia e na Argentina.
Como possuem pernas compridas e ágeis, pode facilmente subir em morros e montanhas. Essa característica física favorece também os saltos no momento da caça.
É uma espécie de hábitos solitários, não formando alcatéias como fazem outras espécies de lobos.
Preferem a noite para caçar,Segundo pesquisadores o Lobo guará, é um animal tímido, difícil de ser avistado. É um mamífero de comportamento tranqüilo, porém