Lobby
Módulo: 4
Fórum
Título Posicionamento Crítico e Lobby
Aluno: Camila Duarte da Silva
Disciplina: Marketing Estratégico
Turma: 46
Introdução
De acordo com alguns conceitos, lobby se refere basicamente a um grupo de pessoas que busca influenciar as decisões do poder público para obter vantagens legais ou tributárias.
Na verdade essa atividade busca defender interesses próprios junto à representantes do Governo.
A origem da palavra “Lobby” vem do inglês e significa antessala, hall ou salão e era nesse espaço que agricultores e comerciantes do século XIX ficavam na tentativa de abordar os parlamentares e conversar sobre seus pleitos, coletivos e individuais.
O objetivo deste trabalho é informar sobre o tema e questões pertinentes as essas atividades e seus impactos na sociedade.
O lobby deveria ser considerado uma atividade legal para as empresas desfrutarem de suas vantagens?
A prática de Lobby é mal vista no Brasil justamente pela falta de esclarecimento e definição do que realmente é e para que serve, e isso se deve basicamente pela falta de regulamentação para a atividade no Brasil. Muitos países utilizam essa prática, Estados Unidos por exemplo, e lá é uma atividade considerada como parte do processo político, e regulamentada por leis.
A regulamentação do Lobby tem por objetivo principal a busca da transparência entre os grupos de interesse e o Governo, e tornar público relatórios sobre o que foi tratado entre eles.
Aqui no Brasil, no meu ponto de vista, a situação é bem diferente de outros países. O Brasil é visto e conhecido como um país corrupto e a legalização do Lobby serviria apenas para “legalizar a corrupção”. A questão não é ser ou não ser legal, mas para mim é algo imoral, sem fundamento.
Os clientes são prejudicados com o lobby?
Muitas vezes os clientes são prejudicados pela atividade de Lobby porque as empresas buscam apenas satisfazer seus interesses.
Temos alguns exemplos em