lobby
CURSO: PROCESSOS GERENCIAIS
DISCIPLINA: Comunicação Empresarial PERÍODO: 1º
PROFª. Msc.: CHRIS
ALUNOS: Sheila
TRABALHO
DE COMUNIAÇÃO EMPRESARIAL
Foi publicado na revista Globo rural uma matéria onde fica claro o uso de Lobby pelas indústria de tabaco na tentativa de barrar a aprovação da regra que proíbe o uso de aditivos nos cigarros, como menta e cravo. Sindicatos de produtores lançaram um manifesto sugerindo a criação de uma câmara técnica para aprofundar a análise do assunto.
A pressão extrapola a ANVISA, Garantindo que produtores estariam sob risco se a restrição fosse aprovada, os representantes da indústria afirmam não haver evidências científicas de que o uso de aditivos aumente o risco à saúde dos cigarros e observam que nenhum país adotou medida tão rigorosa quanto a que está em estudo no Brasil.
Grupos antitabagistas contestam a afirmação de fumicultores de que a proibição colocaria em risco a subsistência de pequenos agricultores e reforçam a necessidade da proibição de aditivos - considerado por médicos como um artifício usado pela indústria para atrair jovens para o tabagismo.
Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, afirmou. Se aprovado, completou, ele inviabilizaria a fabricação de 99% dos cigarros atualmente comercializados no país.
Podemos facilmente constatar o uso do Lobby diante da pressão imposta a ANVISA, pelo grupo da indústria do Tabaco, em brigar pelos seus interesses.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI298382-18077,00-INDUSTRIA+DO+TABACO+REFORCA+LOBBY+PARA+MANTER+ADITIVO.html. Acesso em 24.05.2014.