Lmso
E ao governo que compete definir e executar as políticas de imigração e asilo, bem como as políticas de integração de estrangeiros, a execução da política de imigração asilo cabe especificamente ao Ministério da Administração interna.
Neste contexto, é ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, um serviço na dependência do ministério da administração Interna, que cabe concretizar estas políticas e aplicar a legislação de imigração e asilo, por outro lado, outras duas forças de segurança – A Guarda Nacional Republicana e a Policia de Segurança Publica – intervêm também no domínio da fiscalização de imigração em território nacional.
A Guarda Nacional Republicana detém ainda, através da sua unidade especial designada Brigada Fiscal, competências ao nível do controlo da costa portuguesa e colabora no controlo de entrada e saída de pessoas do território português.
A Policia Marítima detém competências no controlo da costa, da zona de domínio marítimo e das águas territoriais nacionais.
A instituição governamental mais importante na execução das políticas de integração é o Alto Comissario para a imigração e diálogo intercultural, instituto político, sendo ainda de destacar, na vertente da imigração laboral, o papel da Autoridade para as Condições do Trabalho a quem cabe a fiscalização das condições de trabalho em Portugal.
No que diz respeito ao asilo, o Conselho Português para os refugiados é um parceiro estratégico do Estado Português no acolhimento de requerentes de asilo e no auxílio á integração dos refugiados, o Conselho