lllllll
Valquiria Damasceno
RESUMO:
PALAVRAS-CHAVE:
INTRODUÇÃO:
Comportamento social em relação ao preconceito
O preconceito dentro de uma sociedade começa a partir do momento em que uma pessoa ou um grupo delas é descriminado por conta da cor da pele, origem, raça, sexo, idade, como previsto no Art. 3º da Constituição Federal Brasileira. Isso ocorre porque vivemos em um meio social a qual se baseia em estereótipos, ou seja, é baseada na generalização de certos comportamentos e características vindas de certas pessoas.
O preconceito e a descriminação vêm crescendo muito dentro do nosso campo social. O que já devia ter sido extinto da nossa sociedade, tem se tornado mais e mais comum nos dias de hoje, muitas vezes deixando o que está previsto na Constituição Federal de lado e ferindo a dignidade e a moral do próximo.
Muitas vezes, determinado grupo de pessoas, não conseguem aceitar outras por conta das diferenças que elas possuem. Isso acontece por conta de frustrações ou experiências vividas no decorrer do tempo. Como por exemplo, uma pessoa que se sente humilhada ou oprimida em determinada situação, quando não consegue se libertar desse sentimento de opressão ou humilhação, vai buscar descontar esse “rancor” em outra pessoa que por ventura, se encontra numa situação pior que a dela, causando assim o preconceito e a descriminação.
Outras vezes, essa atitude de preconceito vem de pessoas que se sentem melhores que as outras por causa da sua classe social, por conta do conhecimento mais elevado ou até mesmo do sexo ou cor da pele.
Como o autor Sidney Guerra em seu livro de Direitos humanos (Cap. V. 2. Mulher) afirma:
Ao longo dos anos as mulheres foram vitimas de abusos, atrocidades e violências diversas. Como dito em outra oportunidade, no passado a condição jurídica da mulher em varias partes do mundo era lamentável. Em determinados lugares a mulher chegou a ser vista como coisa e instrumento de