lição 1 do livro "lições de textos" de Platão e fiorin
Sala: 706
Assunto: Resumo da lição 1 do livro “Lições de textos” de Platão e Fiorin.
Em síntese, num texto o sentido de cada parte é definido pela relação que mantem com as demais constituintes do todo; o sentido do todo não é mera soma das partes, mas é dado pelas múltiplas relações que se estabelecem entre elas. As propriedades dos textos dividem-se em basicamente três.
A primeira das propriedades é a que o texto possui coerência de sentido. Isso quer dizer que ele não é um amontoado de frases, ou seja, nele, as frases não estão pura e simplesmente dispostas umas após as outras, mas estão relacionadas entre si. A coerência é a responsável pela harmonia de sentido de modo que não haja nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo, que nenhuma parte não se solidarize com as demais. A base da coerência é a continuidade de sentido, ou seja, a ausência de discrepâncias.
A segunda propriedade de um texto é que ele é delimitado por dois brancos. Se um texto é um todo organizado de sentido, ele pode ser verbal, visual, verbal e visual, etc. Os “dois brancos” são os espaços em branco no papel antes do inicio e depois do texto.
Por fim, a terceira propriedade, um texto é produzido por um sujeito num dado tempo e num determinado espaço. Esse sujeito, por pertencer a um grupo social num tempo e num espaço, expõe em seus textos as ideias, os anseios, os temores, as expectativas de seu tempo e de seu grupo social.