Lição 1 dimitri
CURSO DE DIREITO
GUILHERME LIMA NEOTI
MANUAL DE SOCIOLOGIA JURÍDICA
CRICIÚMA
2014
Escolas Jurídicas
Durante o decorrer da história surgiram várias escolas jurídicas, cada uma em seu tempo e com sua cultura. Algumas teorias eram totalmente opostas, e se contradiziam o que era bem comum na época. Mas além das diferenças, podíamos achar pontos que eram bem parecidos entre as teorias.
Escolas Moralistas do Direito (Direito Natura ou Jusnaturalismo)
Alguns autores acreditam que as leis não estão nos livros, nas leis em si, mas sim nos bons princípios, na moral de cada pessoa. Estas escolas, partem da idéia que o direito é natural.
Jusnaturalismo Grego
Os gregos foram os grandes pensadores do direito na história, até hoje encontramos autores e escolas jurídicas que utilizam o pensamento grego para elaborar seus conceitos.
Manual de sociologia jurídica
Os filósofos gregos sem se sentirem limitados pelo direito escrito criaram várias linhas de raciocínios, assim foram criadas várias linhas filosóficas. O direito natural era para os gregos invariável e de validade total. Para eles o direito natural era sim superior ao direito escrito, era o mais relevante para eles.
Escola medieval ou teológica
A idéia de direito natural prevaleceu por muito tempo, e influenciou na criação de várias escolas, incluindo a escola teológica.
Escola do direito natural ou racional
Entre os séculos XVI e XVIII, o jusnaturalismo cresce e isto ocorre porque existem avanços nas ciência exatas. Os autores racionalistas não levavam em conta a religião, não davam explicação através dela.
Hugo Grotius
Para este holandês, fundador do jusnaturalismo moderno, a verdadeira natureza dos homens, é a razão, no sentido de racionalidade. Isso quer dizer que o racional e o natural andam juntos.
Gottfrield Wilheim Leibniz
Filósofo matemático alemão, também adota que o direito natural é oque prevalece na