Lixo
A reciclagem do lixo no Brasil
Introdução:
Nesse trabalho falarei sobre o lixo no Brasil, citarei o conceito sobre o lixo a decomposição de cinco tipos de lixos, como devemos tratar e por ultimo, a quantidade de lixo recolhido na cidade de Rio De Janeiro.
Conceito:
Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer. Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados.
Decomposição do lixo:
A poluição constante das águas do rio, do solo e do ar está causando muitos efeitos nocivos à nossa saúde e ao meio Ambiente. Muitos materiais podem ser reaproveitados. O plástico, vidro, papel e metais, podem ser reciclados e transformados em produtos novos, com um custo bem mais baixo ao consumidor.
Por isso, prefira sempre adquirir produtos em embalagens recicláveis. Elas economizam energia elétrica, poluem menos e utilizam menos recursos naturais não renováveis para a sua fabricação. Veja a seguir o tempo que cada material leva para se decompor:
Produto Tempo de Decomposição
Cascas de frutas
1 a 3 meses
Pano
6 meses a 1 ano
Chiclete
5 anos
Tampa de garrafa
15 anos
Fralda Descartável
600 anos
Meio de tratar o lixo:
Felizmente, o homem tem a seu favor várias soluções para dispor de forma correta, sem acarretar prejuízos ao ambiente e à saúde pública. O ideal, no entanto, seria que todos nós evitássemos o acúmulo de detritos, diminuindo o desperdício de materiais e o consumo excessivo de