Lixo seguro
Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde – MT / Vigilância em Saúde / Vigilância Sanitária
Responsável pela instituição: Pascoal de Oliveira Junior
Responsável pelo Projeto: Vigilância Sanitária
Rua Catuipe nº. 1276 E Bairro Cidade Nova Lucas do Rio Verde – MT
E-mail: jane_marti@hotmail.com
Custo Total do Projeto: R$ 13.300,00
JUSTIFICATIVA Devido ao aumento populacional decorrente do processo de industrialização do município de Lucas do Rio Verde, os postos de saúde do município escontra-se com grande demanda de pacientes e consequentemente de lixo contaminado, com isso a Vigilância Sanitária desenvolveu este projeto com o intuito de um bom armazenamento dos resíduos sólidos e líquidos de saúde (lixo hospitalar), visto que no município não tem local adequado para destino final desses lixos, contratou-se empresa para a coleta e transporte dos mesmos.
Para isso deverão ser construídos abrigos adequados para o armazenamento, onde a cada 15 dias a empresa responsável faz a devida coleta com o acompanhamento de um fiscal sanitário, evitando assim que pessoas ou animais entrem em contato com este lixo com possível transmissão de doenças e a contaminação do meio ambiente.
OBJETIVO GERAL Construir abrigos para armazenamento adequado dos resíduos sólidos e líquidos de saúde (Lixo Hospitalar), para evitar transmissão de doenças e a contaminação do meio ambiente, equipar posto para a devida separação e treinar funcionários para o manuseio destes resíduos.
OBJETIVO ESPECÍFICO A Vigilância Sanitária vem trabalhando junto aos postos de saúde na separação adequada do lixo e a redução da quantidade de lixo hospitalar, já que a demanda do município é alta, em torno de 4.000 (quatro mil) quilos.
As construções dos abrigos servirão para que os lixos sejam armazenados seguramente durante o período de intervalo (15 em 15dias) em que a empresa especializada vem ao município recolher e transportar os