Lixo Eletrônico
Orientações APS – “Atividades Práticas Supervisionadas”
LIXO ELETRÔNICO
Definição
Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido por equipamentos eletrônicos. Quando descartado inadequadamente é nocivo a saúde, com a era da informação em alta torna-se um grande problema ambiental.
Exemplos de Lixo Eletrônico:
Monitores de Computadores;
Telefones Celulares e baterias;
Computadores;
Televisores;
Câmeras Fotográficas;
Impressoras;
Pilhas.
Onde jogar
É preciso jogar os componentes eletrônicos em locais apropriados como empresas autorizadas e cooperativas que atuam na area de reciclagem. Celulares e baterias podem ser entregues em empresas de telefonia celular. Pode-se doar a entidades sociais que atuam na area de inclusão digital, alem de não contaminar você estará ajudando pessoas mais necessitadas.
Reciclagem
Apos ser entrege o lixo passa por um processo de multi-processamento onde ocorre a separação de materiais como cobre, chumbo, plástico, etc. Depois do processo o material volta para o mercado para ser reutilizado com um menor custo beneficio.
Curiosidades
Anualmente é produzido cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo, entre os países emergentes, o Brasil é o maior gerador de residuos eletrônicos, A cada ano o Brasil descarta: cerca de 100 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.
Legislação
União Europeia
Em Janeiro de 2013 entrou em vigência a diretiva 2002/95/CE da União Européia, a qual regulamenta o tratamento de REEE, forçando os fabricantes a se responsabilizarem por seus eletrônicos produzidos. Também entrou em vigor a diretiva 2002/95/CE (RoHS) que restringe o uso de algumas substâncias perigosas em equipamentos eletrônicos.
Brasil
No Brasil a Lei Federal nº12.305 referente à política nacional de Resíduo Sólidos no Brasil, que obriga a