Lixo na cidade de rio branco de onde vem para onde vai
(imagem de satélite da cidade de Rio Branco)
Esta é a cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, localizada na parte Ocidental da Amazônia. Em processo de desenvolvimento contínuo, sua população possui maioria descendente de nordestinos e índios. Soma segundo dados do IBGE, 691. 132 habitantes, dos quais 305.954 se encontram na capital, segundo estimativa de 2009.
Apesar de pequena, comparada com as demais capitais do Brasil, Rio Branco, é uma cidade desorganizada, quando nos referimos à urbanização. Apenas um terço da população desfruta de uma infra-estrutura, com água e esgoto adequados.
O serviço de recolhimento de lixo em Rio Branco é insuficiente, formando depósitos irregulares de lixos em terrenos vazios, causando contaminação das águas subterrâneas e dos poços em grande parte da cidade. Aumentando também a contaminação de diversos animais famintos à procura de comida nesses locais.
Mas, o que é LIXO? Esta palavra tem origem no latim “lix”, que significa “cinza”. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundície, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e compreende os materiais descartados pelas atividades humanas. Um grande problema também polêmico é a contaminação das águas do Rio Acre, pois além de jogarem lixo diretamente nos barrancos e leitos do rio, os moradores ribeirinhos canalizam seus esgotos diretamente no rio. Já moradores distantes, despejam seus efluentes em destinos variados, como valas e córregos.
O lixo flutuante encontrado nos rios é resultado de maus hábitos da população, que joga sujeira em ruas e córregos, além dos serviços deficientes de coleta de lixo da cidade.
A produção de lixo, no entanto, é muito grande, se comparada com o crescimento da cidade. Estima-se que cada habitante produza em média 933 gramas de lixo por dia, o que leva a quase 236,2 toneladas diárias ou 86.213 toneladas por ano, mas não se assuste, São Paulo produz em um