lixo eletrônico
Com o objetivo de reduzir o número de resíduos eletrônicos depositados em locais impróprios para o meio ambiente e para saúde humana, o Sesc-DF firmou em agosto uma parceria com o projeto Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), criado pelo Instituto Brasileiro de Turismólogos em 2010. A ideia é possibilitar que o descarte desses materiais seja feito em um local adequado e permitir a reciclagem dos produtos.
Segundo a chefe da Unidade de Ações de Gestão e Sustentabilidade do Sesc- DF, Patrícia Coelho, desde o início da parceria, mais de 400 itens já foram entregues nas unidades do Sesc, que possuem um eco ponto. Elas estão em Taguatinga Norte, Ceilândia Norte, 504 e 913 Sul, Setor Comercial Sul, Guará, SIA, Taguatinga Sul e Gama. Dentre os materiais descartados estão impressoras, telefones celulares e carregadores dos aparelhos.
Além do benefício para o meio ambiente, a parceria tem mais uma vantagem. O Eniac oferece vouchers de até R$ 50 por peça entregue, que podem ser trocados por passagens aéreas nas companhias Azul e Trip. O desconto valerá até 15 de dezembro de 2013. Só serão bonificados materiais específicos, como: monitor tubo, monitor de LCD/LED, CPU/gabinete, notebook, impressora, copiadora, scanner e outras peças do gênero.
A função do Sesc na parceria é atuar no recebimento e entrega do material para Eniac, que realiza o procedimento de reciclagem e destinação dos equipamentos. Patrícia Coelho destaca ainda, a importância da ação para o DF. “O diferencial deste trabalho é a garantia de responsabilidade em relação ao descarte correto dos materiais, já que em alguns casos, as peças em bom estado são reaproveitadas e o restante vai parar nos lixões comuns” ressalta.
O aumento da utilização de equipamentos eletrônicos e a diminuição do tempo de vida útil dos aparelhos contribuem para o acúmulo do que é chamado de lixo eletrônico. As trocas de telefones celulares, câmeras fotográficas, monitores e