Dilatação formulas
Uninove
Energia Alternativa
Usinas: Usinas hidrelétricas
São Paulo
2013
Energia Alternativa
Usinas : Usinas Hidrelétricas
A Usina Hidrelétrica
Apresenta ao programa de graduação
Em Engenharia Elétrica Do centro de
Santo Amaro da universidade
Nove de Julho, Como requisito parcial
Para a obtenção do grau de nível superior
Prof. Ramirez , Dr. - Orientador
São Paulo
2013
Ìndice 1. Introdução
2. Usinas : Usinas Hidrelétricas ; Energia Hidrelétricas
3. Como Funciona
4. História
5. Situação Atual
6. Tipo de Instalações
7. Vantagens
8. Questões a serem Consideradas
9. Na Prática
10. Conclusão
11. Referências Bibliográficas
Introdução
O uso da força das águas para gerar energia é bastante antigo e começou com a utilização das chamadas “noras”, ou rodas d’água do tipo horizontal, que através da ação direta de uma queda d’água produz energia mecânica e são usadas desde o século I a.C.. A partir do século XVIII, com o surgimento de tecnologias como o motor, o dínamo, a lâmpada e a turbina hidráulica, foi possível converter a energia mecânica em eletricidade.
Mas o acionamento do primeiro sistema de conversão de hidroenergia em energia elétrica do mundo ocorreria somente em 1897 quando entrou em funcionamento a hidrelétrica de “Niágara Falls” (EUA) idealizada por Nikola Tesla com o apoio da Westinghouse. De lá para cá o modelo é praticamente o mesmo, com mudanças apenas nas tecnologias que permitem maior eficiência e confiabilidade do sistema.
Cerca de 20% da energia elétrica gerada no mundo todo é proveniente de hidrelétricas. Em números aproximados, só no Brasil, a energia hidrelétrica é responsável por 75 milhões de KW. São 158 usinas em funcionamento, outras 9 usinas estão em construção e existem 26 outorgadas (com permissão para serem construídas).
Energia Hidrelétrica
Pense na energia como uma