lixo eletronico
No Brasil enquanto uns não querem nem saber do destino do e-lixo , outros já descobriram oportunidades de lucro vindas dessa nova sucata. Os países em desenvolvimento foram os primeiros a perceber como tirar proveito do que está sendo jogado fora. Metais preciosos como a prata e o ouro, além de valiosos, podem ser 98% reutilizados. Uma das maiores empresas de reciclagem da Itália, a Geodis Logistics, garante que 94% dos componentes de um microcomputador são reaproveitáveis. Na tabela 2, segue um resumo básico da composição de um computador.
Do que é feito um computador?
Plástico - 40%
Metais - 37%
Dispositivos eletrônicos - 5%
Borracha - 1%
Outros - 17%
Materiais recuperáveis - 94%
(fonte: Geodis Logistics)
Tabela 2, Adaptado de MCC
A cadeia produtiva de produtos e equipamentos eletroeletrônicos é composta por: Linha Marrom - televisor tubo/monitor, televisor plasma/LCD/monitor, DVD/VHS, produtos de áudio; Linha Verde - desktops, notebooks, impressoras, aparelhos celulares; Linha Branca - geladeiras, refrigeradores e congeladores, fogões, lava-roupas, ar-condicionado; e Linha Azul – batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos e furadeiras.
Existem certificados comprovando o destino certo ao meu resíduo descartado?
Sim. Trabalhamos com emissões de 2 tipos de certificados: simples: é informado que ao equipamento entregue foi realizada a destinação correta. rastreabilidade: é informado a todos equipamentos entregues o caminho de cada componente destes aparelhos, desde nossa empresa até os diferentes recicladores.
O levantamento ainda mostra que os 150 maiores municípios brasileiros – a maioria nas