Lixo eletronico
INTRODUÇÃO
Evolução do homem até a tecnologia eletrônica
Não devolva para a natureza o que ela não criou.
Neste momento em que todos louvamos o admirável mundo novo trazido pela tecnologia, com suas distâncias encurtadas e a possibilidade de distribuir conhecimento, faz-se necessário manter os olhos bem abertos sobre os seus efeitos colaterais, agravados pelo consumismo inconseqüente. Até porque, a estrada para a perdição é asfaltada com monitores de computador usados (e rejuntada com saquinhos plásticos, é claro)
Por Joyce Alessandra de Moraes
Homo sapiens dominou a natureza e empreendeu um tremendo avanço tecnológico. Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas. Existe um equilíbrio muito tênue entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade. As desvantagens que a tecnologia traz são muito preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas são os resíduos tecnológicos que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Celular, Notebook, Tv, Computador, Filmadora, Mp3 player, Ipod, Geladeira, Pilha, Baterias, Dvd’s, Cd´s, Rádio, Lâmpada Fluorescente, Elevador, Avião a Jato, Metrô e tantas outras modernidades tecnológicas nos faz sentir cada vez mais “dependentes”, pois acostumamos a viver com essas “coisas” de tal modo que pensamos ser impossível a vida sem elas. Tecnologia é a marca do nosso tempo. Até onde vamos?
Qual termo devemos utilizar: lixo ou resíduo? Na dúvida, optei por utilizar o termo "lixo" que é o mais difundido. Para contar ás mudanças que ocorreram no processo com as inovações tecnológicas, fazemos