Lixo - Coleta e Disposição Final
Pró Reitoria Acadêmica
Curso Tecnólogo Segurança do Trabalho
LIXO: COLETA E DISPOSIÇÃO FINAL
São Gonçalo
2009
LIXO: COLETA E DISPOSIÇÃO FINAL
Projeto apresentado à Disciplina de Riscos
Biológicos no Ambiente do Trabalho do curso de Tecnólogo Segurança do Trabalho da Universidade Salgado de OliveiraUNIVERSO
Professora:
São Gonçalo
2009
2
Sumário
1-
Introdução.............................................................................
4
2-
Objetivo.................................................................................
6
3-
Desenvolvimento..................................................................
7
4-
Conclusão.............................................................................
25
5-
Referências Bibliográficas....................................................... 26
3
Introdução
A questão que envolve a coleta e disposição do lixo é um fator muito grave – tema que exige um estudo específico e especializado. Na maioria das vezes, a coleta, o transporte e a destinação final desses dejetos são absolutamente impróprios, causando perdas humanas, além de danos econômicos e ecológicos imensuráveis. O objetivo principal de uma política ambiental consiste em garantir um ambiente que assegure as boas condições de vida para todos.
Com o crescimento acelerado das metrópoles, do consumo de produtos industrializados, e, mais recentemente, com o surgimento de produtos descartáveis, o aumento excessivo do lixo tornou-se um dos maiores problemas da sociedade moderna. Isso é agravado pela escassez de áreas para o destino final do lixo.
A sujeira despejada no ambiente aumentou a poluição do solo, da água, do ar e agravou as condições de saúde da população mundial.
O volume de lixo tem crescido assustadoramente e umas das soluções imediatas seriam reduzir ao máximo o seu volume e o consumo de produtos descartáveis, reutilizá-los e