O que é OpenVPN
VPN (Virtual Private Network) é uma rede privada virtual, na qual as informações de uma rede local são passadas por um túnel, em uma rede publica qualquer. Entretanto, os dados estarão protegidos neste tunelamento, que está usando recursos de criptografia de dados, que no caso do OpenVPN, são extraídos da biblioteca do OpenSSL, a qual utiliza protocolos criptográficos como: SSL e TLS, protocolos das camadas 2 e 3 do modelo OSI. Os dados trafegados neste túnel virtual serão gerenciados por alguns protocolos, que podem ser: o IPSec (Internet Protocol Security), L2TP (Layer 2 Tunneling Protocol), PPTP (Point-to-Point Tunneling Protocol) e o L2F (Layer 2 Forwarding), um desses protocolos irá trabalhar no gerenciamento e na segurança da rede.
Usando uma VPN, você pode obter todos os benefícios de ter uma conexão dedicada entre dois pontos usando conexões via ADSL ou cabo, que são muito mais baratas. Dependendo do volume de uso da rede, você pode tanto utilizar a conexão que já tem quanto utilizar uma segunda conexão apenas para a VPN, evitando assim que o tráfego prejudique a navegação dos usuários. Além de interligar duas ou mais redes, a VPN pode (dependendo da configuração) ser acessada também por funcionários trabalhando remotamente.
Todos dados que trafegam através da VPN são encriptados, o que elimina o risco inerente à transmissão via Internet. Naturalmente, nenhuma VPN pode ser considerada "100% segura", já que sempre existe um pequeno risco de alguém conseguir obter acesso aos servidores, de forma a roubar as chaves de encriptação (por exemplo), mas, em uma VPN bem configurada, o risco é realmente muito pequeno. É muito mais provável que um funcionário descontente sabote a rede interna, ou envie informações sigilosas para fora, do que algum invasor consiga efetivamente obter acesso à rede via Internet.
Instalação e configuração
Será utilizada uma máquina para a empresa matriz com o sistema operacional Linux Debian, outra para o