LIXIVIAÇÃO
Quando exposto a intempéries ou infiltrações, o concreto pode desenvolver um tipo de patologia conhecida como lixiviação. A Lixiviação é a extração, transporte ou dissolução dos compostos hidratados do cimento pela ação da água. Um dos perigos para o concreto é a água pura (da condensação de neblina ou vapor, e água de chuva ), pois essa contem pouco ou nenhum íon de cálcio. Quando em contato com a pasta de cimento essa água dilui o hidróxido de cálcio existente no concreto. A lixiviação dos compostos hidratados do concreto não obstante diminuir a resistência do concreto torna-se um inconveniente, pois pode ajudar no processo de corrosão da estrutura e da própria armadura quando em contato com CO2, e também por questões estéticas, o produto da lixiviação gera um fenômeno conhecido como eflorescência.
Lixiviação e CO2
O cimento Portland é um material muito importante na confecção do concreto, quando hidratado o cimento produz, principalmente cristais de C-S-H (Silicato de cálcio Hidratado) que são insolúveis em água, contudo produz também cristais de Ca(OH)2 e Mg(OH) 2(cal hidratada/hidróxidos de cálcio e de magnésio) parcialmente solúveis em água. O concreto produzido com cimento Portland é um material muito alcalino (básico)com pH entre 11 e 12, o que não favorece as reações de corrosão. Nessas condições, diz-se que as armaduras encontram-se passivadas, com importante depósito sobre suas superfícies de hidróxidos de sódio, potássio e, principalmente, hidróxidos de cálcio e magnésio. O ar que respiramos é composto por diversos gases, dentre eles o gás carbônico.
Com o processo de lixiviação, os poros do concreto tornam-se "maiores", facilitando assim a penetração de ar nos poros do concreto. Quando o ar penetra por esses poros, ocorre contato do CO2 do ar com Ca(OH)2e Mg(OH)2(cal hidratada/hidróxidos de cálcio e de magnésio). Em meio úmido, ocorrem reações químicas que darão origem a carbonato de cálcio - CaCO3 e a carbonato