livros historicos
JOSUÉ
PROPÓSITO: Para relatar a história da conquista de Israel da terra prometida.
AUTOR: Josué, exceto o final do livro, que talvez tenha sido escrito pelo Sacerdote Finéias, uma testemunha ocular dos eventos ali relatados.
PANORAMA: Canaã, também chamada de terra prometida, que hoje corresponde ao território de Israel.
VERSO CHAVE: (11.11) – “Vão pelo meio do acampamento, dando esta ordem ao povo: “Arranjem comida porque daqui a três dias vocês vão atravessar o rio Jordão para tomar posse da terra que o Senhor, nosso Deus, lhes dará.”“.
LUGARES CHAVES: Acácia, Rio Jordão, Gilgal, Jericó, Ai, Montanhas de Ebal e Gerizim, Gibeom, Vale de Aijalom, Hazor, Silo, Siquém.
PESSOAS CHAVE: Josué, Raabe, Acã, Finéias, Eleazar.
CARACTERÍSTICA SEPECIAL: Dentre mais de um Milhão de pessoas que deixaram o Egito, somente Josué e Calebe entraram na terra prometida.
Josué (Js) é o primeiro dos seis livros que integram a série dos Profetas anteriores. Nas histórias narradas nesse livro, o protagonista não é exatamente Josué. Essa função corresponde melhor ao cenário onde têm lugar os novos atos do drama de Israel: o país de Canaã, o qual o povo invade quarenta anos depois de ter sido libertado do seu cativeiro no Egito. Canaã é a meta, o ponto final daquela inacabável peregrinação. Na entrada de Canaã e na possessão do país, os israelitas vêem o cumprimento da promessa de Deus a Abraão, Isaque e Jacó, de dar a terra aos seus descendentes para sempre (Gn 13.14-17; 26.3-5; 28.13-14). Eles, pois, herdeiros das promessas divinas, tomaram posse de Canaã, e “nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (21.45).
Canaã é o sinal de fidelidade de Deus à sua palavra, de uma lealdade cuja contrapartida tinha de ser a conduta fiel do povo eleito. Porque, se bem que na possessão daquela terra contemplava-se o dom de Deus, o permanecer nela dependia da fidelidade e retidão com que os