livros historicos
TRABALHO DE LIVROS HISTÓRICOS
Professor: Pr. João Gilberto Romano
Aluno: José Carlos Alves
SANTA FÉ DO SUL
2014
1
1. Porque o nome de Deus não é mencionado no livro de Ester?
O livro de Ester realmente não menciona o nome de Deus. Mas não temos como negar a presença de Deus no desenrolar de toda a história do livro.
Embora podemos notar o cuidado de Deus e a providência sobrenatural de
Deus para preservar e livrar o seu povo dos seus inimigos.
O livro todo faz menções à providência de Deus para com as situações humanas. Deus dirigiu a vida das pessoas envolvidas na narração, Ele colocou a pessoa certa exatamente no lugar e no momento certo, como observou Mardoqueu: “e quem sabe para tal conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?”. (Et. 4.14).
Outro exemplo de que o livro de Ester fala de Deus de forma indireta é quando fala de jejum: “Vai, ajunta os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais e nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia, e eu as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei ainda que isso não é segundo a lei, e se eu perecer, pereci”.(Et. 4.16)
E também o livro fala da festa do Purim (ou festa das sortes) que comemora o grande livramento, que deixa claro que o destino do povo escolhido é determinado única e exclusivamente pelos propósitos de Deus.
O livro de Ester revela a invisível providência sobrenatural de Deus na direção de toda a sua criação. Mesmo que o nome de Deus não é mencionado no livro, Ester nos faz lembrar que Deus está sempre presente e no controle de todas as situações.