LIVRO
Textos e ferramentas para aumentar vendas, fidelizar clientes e melhorar resultados.
Edição Nº 453 13 de agosto de 2013
COMO O
APRENDIZADO GERA
RESULTADOS
www.gestaoemvendas.com.br
Autores: Raúl Candeloro e Marília Zanim
A
prendizado e inovação não podem ser separados. Por isso, os grandes inovadores entendem que tentar faz parte de qualquer bom processo de inovação. Para que possam melhorar, precisam aprender. E, para aprender, precisam fazer, tentar e errar algumas (ou muitas) vezes. Não existe nenhum grande inovador no mundo que não viva pelo princípio: “falhe rapidamente, aprenda e siga em frente!”
Apesar de inovação e aprendizagem estarem intimamente ligadas, a aprendizagem vem primeiro.
Os grandes inovadores entendem que esse é o processo natural da liderança. Mas então por que tantas pessoas subestimam o poder da aprendizagem? Porque muitas estão com o foco apenas no resultado, e não no processo de execução.
A aprendizagem está sempre ligada a uma tentativa. Ela é uma capacidade adquirida e uma disciplina que pode ser ensinada. Vijay Govindarajan e Chris Trimble, autores do livro O outro lado da inovação, da Editora Campus, apresentam uma definição precisa e valiosa sobre aprendizado – e uma razão pela qual todos nós devemos prestar atenção a esse importante processo.
Quando Govindarajan e Trimble falam com executivos sobre a infinita importância de se aprender de experiências, algumas vezes sentem uma certa impaciência por parte de seus clientes. A meta audaciosa estipulada, na mente de muitos, não é encarada como aprendizagem: é resultado.
Afinal, aprendizagem é um objetivo muito impalpável. Resultados, em contrapartida, são o que sustentam os negócios.
E os próprios autores não discordam desse ponto de vista. Porque aprendizagem, muitas vezes, pode parecer como um prêmio de consolação para aqueles que não atingiram o sucesso. “Desculpe-me porque o projeto falhou, chefe, mas deixe-me lhe dizer,