livro um apologo
Personagens: 1Agulha;2Linha;3Alfinete;4Custureira;5Baroneza
1- Orgulhosa, perfeccionista, critica, superior.
2- Calma, inferior
3- Apresenta uma cabeça grande, conselheiro.
4- Ágil na costura, modista.
5- Nobre e elegante
Síntese:
O texto conta a história de uma costureira que iria fazer o vestido para uma baronesa. Para costurar ela utilizava uma agulha e um novelo de linha que começava a se desentender por vaidade. A medida que a costureira ia bordando a agulha provocava ainda mais a linha. Quando a costureira acabou de bordar o vestido a linha se sobressaiu, dizendo que quem íris para a festa de verdade seria ela e que a agulha tinha feito um trabalho em vão e que voltaria para a caixinha da costureira sem nenhum reconhecimento pelo trabalho feito. O alfinete um objeto sábio disse a agulha que foi boba, abriu caminho para linha se dar bem e ela voltar para caixinha da costura.
Aspectos Sociais:
O texto traz a superioridade da agulha sobre a linha
Destaque:
“Parece que a agulha não disse nada; mas o alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha: - Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminha para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu,q eu não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
Justificativa:
Destacamos essa passagem, pois o alfinete disse sabias palavras para agulha sobre a atitude que teve com a linha, não pensando como iria ficar, quando o vestido acabasse e a linha já tinha tudo planejado que iria se dar bem, pois quem iria de verdade para a festa com a baronesa seria ela e a agulha iria ser guardada na caixinha de custura.
Tempo:
“Passado: ‘‘Era uma vez”, “Estavam nisto, quando a costureira chegou a casa da baronesa”
Espaço: Casa da baronesa.
Descoberta do Mundo
Síntese da obra
O conto retrata um pouco de cada texto do livro “Contos de Machado de Assis”. Cada