Livro Meninos de Ouro
Título do livro:
Meninos de Ouro – Nove americanos e sua busca épica pela vitória nas Olimpíadas de Hitler
Referência do livro:
Este livro Meninos de Ouro, narra à trajetória dos nove remadores, que integraram a equipe de remo (oito mais um) dos Estados Unidos da América no ano de 1936. Como estes nove garotos conheceram o remo, firmaram-se como a equipe principal da faculdade de Washington, batendo recordes e se tornando a sensação do remo, em meio a Grande Depressão que os EUA passaram. Além da narrativa desta trajetória, o leitor passa a conhecer a história e especificidades do remo, paralelamente à história de Joe Rantz, personagem central do livro e da equipe e o inicio das investidas nazistas dos alemães em preparação às Olimpíadas de Berlim.
Descrição da estrutura do livro:
Meninos de Ouro é dividido em capítulos conforme os anos que antecedem às Olimpíadas de Berlim, iniciando pelo ano de 1899, (Primeira Parte 1899-1933; Segunda Parte 1934; Terceira Parte 1935; Quarta Parte 1936). O autor do livro é o escritor Daniel James Brown, apaixonado pela história americana. O livro foi construído a partir de depoimentos dos integrantes do “barco” (imagens e diários dos integrantes e treinadores) com a história centralizada em Joe Rantz, com grande ajuda de seus filhos, também se baseou em registros jornalísticos da época.
É emocionante conhecer a história destes nove rapazes e seus treinadores e como tudo influenciou para a grande conquista de 1936.
Descrição do conteúdo do livro:
Através do livro passamos a conhecer melhor o remo, como as competições ocorriam, como se montava uma equipe e até mesmo como se construía um barco.
A cada capítulo o conteúdo é revezado entre as histórias dos remadores, a história do remo e a história do nazismo, nos fazendo entender todo o contexto, ele descreve a luta dos filhos de trabalhadores braçais contra as exigências físicas, técnicas e psicológicas do esporte e seu empenho para derrotar as