Livro de java
Agnaldo Diogo dos Santos
****
1
****
Introdução
Sobre o JavaScript®
O Javascript é uma linguagem que está em constante atualização, a fim de se adequar aos mais recentes recursos dos browsers, principalmente.
JavaScript não é o Java simplificado
Uma das mais famosas “desinformações” acerca do Javascript é essa. Na realidade, ela não é, em nada, baseada no Java.
Até momentos antes do lançamento, o JavaScript se chamava LiveScript. A única coisa que ambos tem de semelhante é a estrutura e os nomes dos comandos e objetos. Isso foi feito por questões de marketing, apenas.
JavaScript não é simples
O JavaScript é classificado como uma linguagem de script e não de programação. Isso faz com que o programador ache que ela é simples, apenas um subset de uma linguagem completa.
Isso não é verdade. Existem recursos avançados na linguagem, que não são, realmente, explorados pelos programadores.
O que o JavaScript pode fazer
Controlar aparência de documentos - A linguagem possui uma estrutura complexa e completa de tratamento da aparência de elementos dos documentos. Controlar o browser (navegador) - Todas as funções do browser podem ser tratadas e simuladas, através de objetos próprios.
Interagir com os documentos - Pode obter e alterar dados que foram digitados nos documentos, através de objetos próprios e de funções definidas pelo usuário.
Interagir com o usuário - Através de caixas de mensagem (message box) e caixas de diálogo (dialog box) é feita a interação com usuário, tanto para apresentar informações quanto para solicitá-las.
Manipular imagens - Pode trabalhar com a tag HTML a fim de permitir ao programador criar efeitos diversos como, por exemplo, a substituição da imagem quando o cursor do mouse estiver sobre ela.
Manipular dados e cálculos - O JavaScript é uma linguagem que possui funções e objetos que permitem cobrir toda a necessidade de manipulação de quaisquer tipos de dados, numéricos,