Livro - Cuidando da Mulher no Ciclo Reprodutivo - Proficiencia
Programa de Aprimoramento Profissional – Proficiência
Nível Superior
Cuidando da Mulher no Ciclo Reprodutivo: Bases Para o
Cuidado de Enfermagem
Núcleos Temáticos
01 - Política nacional de atenção à saúde da mulher no período gestacional: cuidados de Enfermagem e atuação profissional.
02 - Cuidado de Enfermagem à mulher durante o trabalho de parto, parto e nascimento.
03 - Cuidados de Enfermagem à mulher durante puerpério e o aleitamento materno. 2
Núcleo Temático I - Unidade de Estudo 1
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da mulher no período gestacional: cuidados de Enfermagem e a atuação profissional
“As políticas públicas de atenção à saúde da mulher no ciclo reprodutivo: avanços e conquistas” Caro colega
.1 Ao iniciarmos o nosso núcleo temático que aborda o cuidado à mulher no período gestacional, precisamos inicialmente, refletir sobre as políticas públicas de saúde de nosso país criadas para beneficiá-las.
Comecemos então!
Parir e nascer, historicamente é considerado natural, íntimo e feminino. Porém, a partir da institucionalização do parto, na década de 40, esse momento da vida da mulher, passou a ser caracterizado como evento médico, e, portanto, vivido de maneira pública.
As mulheres, principalmente as moradoras das grandes metrópoles, deixaram de parir com a ajuda de outras mulheres e passaram a ser assistidas em instituições de saúde, com a presença de profissionais, que por vezes, transformam e medicalizam o cenário do nascimento.
No Rio de Janeiro, por exemplo, vivemos o resgate da fisiologia do nascimento com a inauguração da 1a Casa de Parto, no dia 08 de março de 2004, não por acaso, no dia em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Experiências desse tipo surgem no Brasil, no final da década de 70, e foram regulamentadas pelo Ministério da Saúde (MS) em 1999, com a implementação de um plano para o estabelecimento de Centros de Partos Normais (CPN) que proveriam o fácil acesso ao