LIVRO COMUNICAC A O E LINGUAGEM
A partir da leitura do capítulo 1 do livro Comunicação e Linguagem de Thelma de Carvalho Guimarães (disponível na biblioteca online) vocês devem responder:
1. Explicar o que é e como surgiu o modelo comunicativo de Roman Jakobson
2. Descrever as seis funções da linguagem derivadas deste modelo
3. Identificar a diferença entre conotação e denotação
4. Mencionar as principais críticas feitas ao modelo de Jakobson
5. Definir informatividade, economia, ruído e redeundância
1) O modelo comunicativo de Roman Jakobson foi criado apos o mesmo receber um exemplar de uma teoria escrita por Shannon, a teoria tinha o objetivo de tornar mais eficiente os telefones da época eliminando os ruídos. Ao se deparar com a teoria, Jakobson logo pensou em aplicar na comunicação humana, ela exemplifica o ato de comunicação em seis elementos, são eles: mensagem, emissor, receptor, código, canal e o referente. Segundo Jakobson com esse modelo ajudaria o quentionamento dos linguistas, porque o ser humano se comunica?.
2) Função referencial ou denotativa: na função denotativa o que fica em foco é a objetividade com que é passada a informação, o emissor neste modelo usa a terceira pessoa (ele, ela, seu). Função emotiva ou expressiva: na função emotiva diferente da denotativa a ênfase recai sobre o próprio emissor, ao invés de passar alguma informação do ,mundo exterior a comunicação é feita para transmitir algo de si próprio como sentimentos. Função conativa ou apelativa: na função conativa a ênfase recai sobre o receptor, sugerindo ou ordenando que o mesmo tome alguma atitude, é comum em anúncios publicitários. Função fática: esta função é usada quando a intenção do emissor é estabelecer a comunicação, verificar se o canal está funcionando. Função metalinguística: esta função o emissor questiona ou comenta o próprio código. Função poética: nesta função a ênfase é toda na mensagem.
3) A diferença entre Conotação e Denotação